Estudar Marketing Digital É Um Tiro No Pé!

dezembro 9th, 2013 § 5 comments

Antes de me xingar leia o post e depois vai lá nos comentários soltar o verbo! 😉

Esses dias na agência onde trabalho surgiu uma discussão sobre cursos de especialização que existem aos montes aí no mercado, até que eu levantei a seguinte bola: cursar pós-graduação em marketing digital é jogar dinheiro no lixo!

Se você pesquisar os módulos das principais instituições que oferecem marketing digital vai perceber que a pós nesse segmento é mais um CURSO TÉCNICO do que PÓS-GRADUAÇÃO. Basicamente são apresentadas as ferramentas de links patrocinados e analytics, estratégias de SEO e SEM além de infinitos tutoriais sobre planejamento. Tudo isso pode ser traduzido para um famoso ditado: APERTAR PARAFUSO.

Alguns vão argumentar: pós-graduação é uma especialização!  Logo está correto estudar as tais ferramentas de marketing digital. Mas afirmo que é contraditório cursar a respectiva pós porque em menos de 2 anos todo o conteúdo aprendido estará tão defasado que, ao terminar o curso, é capaz dos recursos expostos em aula sejam substituídos por outras técnicas. Um exemplo bem recorrente disso são os algoritmos do Google que mudam constantemente, aí aquele truque que seu professor te ensinou no módulo SEO não serve pra mais nada!

O mesmo vale pra quem é ~entusiasta~ das mídias sociais.

Pra quê se inscrever num cursinho sobre como usar Facebook, Instagram, Twitter, (insira aqui o nome de outra rede social) para negócios se sabe lá quanto tempo esses sites ainda serão populares. Lembrando que o público está migrando para aplicativos mobile e o próprio Facebook já admitou que perdeu usuários. Tem tantos tutoriais ótimos pelas internets. Sério mesmo que vale a pena gastar dinheiro com um curso desses só porque o professor é um cara famoso no mercado?

As áreas de Marketing e Publicidade lidam diretamente com o comportamento das pessoas, ou seja, é mais inteligente estudar antropologia e cultura digital para ter conhecimento profundo sobre como é consumido um produto ou serviço. As ferramentas que levam o usuário ao consumo (leia-se FB Ads, Google Adwords e por aí vai) servem apenas como apoio com relação à inteligência arquitetada para que a consumação aconteça com sucesso.

Aí vem a questão do “apertar parafuso”: você quer ser só o técnico que em alguns cliques coloca a campanha no ar ou o especialista que descobre o sentimento que transforma o target do seu cliente em verdadeiros fãs da marca?

Por isso é importante escolher bem a Pós-Graduação, MBA ou seja lá o que for para que a formação acadêmica seja enriquecida de tal forma, a fim de que o conhecimento absorvido tenha validade eterna.

Estudar ao longo da carreira para se atualizar é regra primordial. Seja buscando informações em blogs especializados ou pagando um curso técnico, mas se matricular numa pós exclusivamente pra isso é dar realmente um TIRO NO PÉ!

Tagged

§ 5 Responses to Estudar Marketing Digital É Um Tiro No Pé!"

  • Raphael Boamorte disse:

    Toscana,
    concordo plenamente com você! Muito mesmo. Eu poderia ter escrito esse post! Hahahahaha

    Acho que muita (e a maioria) das coisas que aprendi, foi fazendo, lendo e com meus chefes na época de estágio, principalmente, me ensinando. Nunca fiz nenhum curso focado em mídias sociais, porque sou a favor de você estudar pessoas e outras áreas, para complementar o conhecimento “técnico”.

    E ainda assim, as vezes cometo erros, como entrar na pós de Administração HAHAHAHAH e você já me julgou suficiente por isso.

    Bye!

  • Você me lembrou de outra coisa. Fiz pós graduação em Comunicação e Marketing pela FMU. Tudo pago pela empresa que trabalhava (Porto Seguro – Seguradora). Durante o curso eu percebi que aprendia muito mais lendo livros e tutoriais na Internet do que frequentando as aulas. Felizmente conclui, mas foi um sacrifício ter que ir todos os dias pra sala de aula escutar coisas que já tinha lido antes. Até penso em encarar outra pós, mas on-line. Assim não perco tanto tempo indo e voltando, sem necessidade. :-)

  • Elisa disse:

    Nossa, precisei fazer uma pós em marketing (não o digital, o “convencional” mesmo) pra me dar conta disso! Eu devia ter achado esse seu texto antes hahahaha me economizaria 2 anos e uns bons muitos reais! Triste realidade que agora é melhor eu rir do que chorar!

  • Joao disse:

    Alberto, isso vai muito de cada instituição, sei que a FGV não aborda somente as ferramentas, mas sim o ambiente virtual como um todo, como o comportamento do consumidor, ética na internet, projeto de mkt digital, planejamento orçamentário para uma ação de mkt digital. Tem que cuidar com o que oferecem por aí.

  • Olá Alberto!

    Estava vendo agora os módulos dos cursos de mkt digital, realmente é um tiro no pé!
    Duvido também que esses cursos são práticos. Sabe o que é prática? É vc começar a trabalhar com isso, como estou fazendo, como vc faz. Tentar fazer as coisas funcionarem, seu blog converter leads em clientes, seu blog ficar bem rankeado, etc.
    Esses cursos enchem muita linguiça também!
    Sou muito mais fazer cursos que esses empreendedores digitais criam, pois são sempre atuais e eles mostram as experiências deles (claro que não são todos os cursos que encontramos por aí que são bons né).
    Sou publicitária e o mkt digital da faculdade é bem superficial. Amo ter meu diploma, se fosse voltar atrás faria tudo outra vez! Me desenvolvi demais na faculdade e no curso técnico tbm de publicidade que fiz!
    E hoje eu estudo muito mais que antes sabe, tenho muita sede de conhecimento. Durante a facul tinha que estudar as coisas da facul, que muitas vezes eram teóricas e nem mt importantes, mas tinha que passar né?
    Eu ainda quero uma pós em mkt digital, mas só pra poder depois dar aula em faculdade de comunicação…pois gosto de ensinar tbm, e se eu tiver um portfólio bacana não vão nem me exigir mestrado. Não em todas faculdades claro! Quero tbm ser palestrante, e dar aula será algo que me trará bastante visibilidade e experiência, know how sabe!
    Bom é isso!
    Depois dê uma olhadinha nos meus dois blogs: http://www.placemarketing.com.br e http://www.jessicacoelho.com.br
    Estou em fase de construção deles ainda, e me dedicando muito pra conseguir ser expert na área!
    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

What's this?

You are currently reading Estudar Marketing Digital É Um Tiro No Pé! at Alberto Vargas.

meta